segunda-feira, julho 23, 2007

Artigo sobre o Mestre Fernando

Conheci o Mestre Fernando em Outubro de 2006 enquanto percorria as margens do Tejo e todos os clubes e associações navais à procura de um espaço de oficina para o meu hobby. O entusiasmo do Mestre Fernando pelo hobby de construção de kayaks em madeira foi realmente encorajador. Publíco aqui um link para um artigo que encontrei sobre este grande mestre de carpintaria naval para os leitores o conhecerem:

http://www.inatel.pt/tempolivre/177/oficios.html

9 Comentários:

Às outubro 02, 2007 12:26 da manhã , Blogger roaz disse...

olá andré

estou a começar, na prática, um projecto que tem pelo menos um ano,
a recuperação de um dory do bacalhau, para o colocar a navegar á vela,
tenho alguns problemas a resolver, estando em aberto a reparação de algumas fissuras, grandes e pequenas, nas tábuas do costado,
gostaria de saber como foram coladas as ripas de strip-placking do teu kayak,
das fotos que vejo está a ficar uma delicia,
bom trabalho
mpedrosa

 
Às outubro 24, 2007 10:29 da manhã , Blogger André T. Gomes disse...

Olá Manuel,

As ripas do kayak foram coladas umas ás outras com cola de madeira. De forma a encaixarem bem umas nas outras pode-se utilizar uma tupia para criar uma superficie concava num lado da ripa e convexa do outro. De forma a não "escaparem" sobre pressão, as ripas foram agrafadas ás formas mas também se pode utilizar grampos que é um processo mais demorado mas não deixa marca.

 
Às outubro 28, 2007 12:03 da manhã , Blogger roaz disse...

obrigado tiago
como depois será tudo revestido a resina, não terás problema,
no meu caso será diferente, porque apenas irei pintar as tábuas dos casco,
assim terei mais dificuldade em fechar as aberturas que tenho,

boas marés
mpedrosa

 
Às janeiro 31, 2008 10:34 da tarde , Blogger άσχημα disse...

Boas!!!
Comecei recentemente um kayak e gostaria que me dessem algumas dicas para que estes fosse o primeiro de muitos...como o tipo de cola que usam e a resina para revestir, e outras dicas...espero um dia ajudar em qq coisa
Deixo o meu endereço para que me deixem informaçao que achem necessaria para este projecto
desde já obrigado pela ajuda!!!
Srfilipe.soares@mail.pt

 
Às março 31, 2008 9:13 da tarde , Blogger Edson Canoeiro disse...

Boa tarde andré
meu nome é edson e estou no Brasil e gostaria de participar desses sonho, sou apreciador de barcos e no momento estou trabalhando num projeto de uma mistura de canoa caiçara muito conhecida em minha região de Aparecida do Norte, estado de São Paulo, a cidade que o Papa ficou, com kaiak, se me permitir estarei enviando um croqui . aguardo seu retorno

 
Às abril 07, 2008 11:52 da manhã , Blogger André T. Gomes disse...

Olá Filipe,

Desculpa ter demorado a responder. O tipo de cola que utilizei foi cola branca de madeira vulgar. A cola branca tem a vantagem de no caso de te enganares e teres que remover alguma ripa, consegues faze-lo fácilmente. Quanto à resina, utilizaei resina epoxy que comprei na Matexplas (a matexplas é em sacavem mas tambem há uma no Porto). Boa sorte com o teu projecto. Publica aí umas fotos para partilhar com os outros leitores.

Abraço,

André T. Gomes.

 
Às abril 07, 2008 11:53 da manhã , Blogger André T. Gomes disse...

Edson,

O teu projecto parece ser muito interessante. Envia aí o croqui.

Abraço,

André T. Gomes

 
Às setembro 16, 2008 5:52 da tarde , Blogger DALAPA disse...

parabéns pelo teu sitio, pena so ter descoberto hoje

Eu ja tive vários barcos de madeira, tipo skiff, este verão comprei mais um, é uma paixão....

como está o teu projecto, pelas fotos deve ter ficado espetacular....

abraço

 
Às maio 30, 2011 8:11 da tarde , Blogger h ventura disse...

Hei amantes dos barcos em madeira, visitem o nosso blog : cenariovar.blogspot.com . Temos muito em comum e andamos nisto de recuperar barcos de madeira ´h«a uns anos. j«a fizemos um workshop com um tecnico do MMB e podemos fazer um evento em redor dos caiaques... digam coisas, e parabens ao blog.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial